Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 1107, Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • (21) 2004-2204
  • (21) 2004-2205
  • (21) 3174-6962

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Batalha entre bancos e pequenas empresas

O pequeno empresário deve ter uma gestão profissional para os bancos respeitarem suas necessidades.

Pra você é uma batalha ou uma parceria? Qual é a relação que a sua empresa tem com os grandes bancos?

Vamos aos fatos. Não quero falar mal de nenhum banco até porque trabalhei em dois grandes, mas, a reclamação por parte das empresas sempre foi a mesma, EXPLORAÇÃO ou MAL ATENDIMENTO (nesse quesito no geral).

A "choradeira" por parte dos empresários é a mesma, SÓ OS BANCOS GANHAM.

O que posso dizer sobre esse cenário é que isso está mudando. Os bancos digitais estão vindo com força no ramo empresarial e com grandes propostas de serviços. Mas, isso detalho mais a frente, vamos voltar a choradeira.

Sempre foi a reclamação dos empresários o quanto os bancos exploram seus correntistas com a "venda empurrada" de alguns produtos bancários, mas, posso dizer que os empresários tem grande parte de culpa nesse processo.

As pequenas empresas por questões "culturais" não possuem uma gestão empresarial dentro dos conceitos de administração, a contabilidade nem se fala. Essa má gestão da empresa faz com que as instituições tenham dificuldades de analisar melhor a vida financeira da empresa, deixando apenas o relacionamento como balizador para decisões de linhas de crédito.

Com o avanço da tecnologia os órgãos governamentais criaram critérios de fiscalização e avaliação de risco dessas operações fazendo que o banco tenha total responsabilidade na liberação de créditos para empresas insolventes. Essa responsabilidade faz dessas operações um risco e forçando as instituições financeiras lançarem os valores em provisão de risco futuro, diminuindo o resultado positivo das instituições.

Este é um dos motivos para que bancos e empresas tenham sempre uma queda de braço na liberação de recursos. Agora o que se pode fazer? Se as empresas mantiverem seus dados financeiros ruins, nada irá mudar.

Os bancos digitais estão vindo com força na fatia desse mercado empresarial, mas, a análise é a mesma. Estão oferecendo grandes vantagens financeiras e de produtos onde o empresário pode contratá-los sem a pressão de uma RECIPROCIDADE, os números contábeis, e a movimentação financeira, é que irão prevalecer.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com o OPENBANKING acontecendo no Brasil as instituições irão abrir seus produtos e serviços para que as melhores empresas possam comparar e contratar o que lhes interessam em cada instituição.

Por exemplo, eu sou um profissional do ramo bancário, chamado de PERSONAL BANKER, tenho a obrigação de oferecer os melhores serviços conforme a característica do cliente, nesse caso, ele pode ter comigo vários serviços contratados em diversas instituições financeiras, aplicar seu dinheiro na GUIDE, financiar sua casa na UCI, financiar seu carro na BV, abri uma conta corrente sem custo na SOFISA e escolher a instituição que cuidará da sua previdência privada.

Esse será o novo normal, mas para que isso ocorra de forma satisfatória para ambos os lados as informações financeiras devem estar 99,99% corretas.

Meu avô sempre dizia: "Um homem sem crédito é o mesmo que estar sem as calças, você sente vergonha de andar assim, não pode ir muito longe e nem estar em todos os lugares".

SUCESSO.