Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 1107, Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • (21) 2004-2204
  • (21) 2004-2205
  • (21) 3174-6962

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

5 dicas para motivar sua equipe e reter talentos

Oferecer aos funcionários oportunidades de carreira, estímulos a novos projetos, promoções e um pacote de remuneração, benefícios e cursos extracurriculares é um incentivo que conta muito na retenção de talento

Como garantir a boa gestão de uma equipe eficiente e a retenção de talentos? Essa pergunta é recorrente entre grandes líderes e profissionais de recursos humanos de qualquer tipo de empresa, mas nunca deixa de ter novos aspectos a serem explorados. Isso foi abordado em recente evento que recebeu o apoio da ValeCard, empresa de benefícios e gestão de frotas.

O evento contou com a presença de cerca de 100 líderes de empresas e teve palestra de Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work. De acordo com ele, apesar de algumas percepções das empresas mudarem ao longo do tempo, "têm coisas que continuam as mesmas. As pessoas buscam um ambiente de confiança, querem relações abertas e transparentes. Isso não depende da época, do país que você está ou até do tamanho da empresa e do segmento".

A importância desses aspectos fica ainda mais concreta quando se analisam os motivos de demissões mais recorrentes dentro das empresas. Segundo Shiozawa, uma das razões que está no topo da lista é o mau comportamento. "Quando isso acontece, o erro normalmente já foi feito durante a contratação. O profissional, além de ser bom, deve ter o perfil da empresa e do restante da equipe."

Além disso, durante painel do evento, que contou com a presença de José Geraldo Ortigosa, presidente da ValeCard, discutiu-se o cuidado que a empresa tem que ter a todo momento com seu funcionário. "Quando o assunto é retenção de talentos, não adianta acertar em cheio na contratação e perder um bom profissional em pouco tempo. Além das condições do próprio ambiente de trabalho, existem alguns atrativos que fazem toda a diferença para o funcionário como benefícios e treinamentos para qualificação", afirma Ortigosa.

Veja abaixo também outras cinco dicas para motivar equipes e reter talentos que foram discutidas durante o painel:

Valorize os talentos

Não são só remunerações maiores que levam um funcionário a deixar seu emprego, mas também a frustração com seus planos, que podem não estar avançando, assim como as expectativas de uma melhoria de vida. A empresa deve acompanhar de perto o desenvolvimento e as cobiças de seus colaboradores.

Mude os propósitos

Oferecer aos funcionários oportunidades de carreira, estímulos a novos projetos, promoções e um pacote de remuneração, benefícios e cursos extracurriculares é um incentivo que conta muito na retenção de talento. Isso porque esse tipo de valorização vai muito além do que o profissional pode fazer pela empresa, afetando também o seu crescimento pessoal.

Ofereça oportunidades

Oferecer um ambiente não só de trabalho, mas também de aprendizado, contribui para aprimorar a qualificação dos colaboradores – o que é bom para eles e para a empresa. Quando estimuladas, as pessoas tendem a produzir mais e, consequentemente, aumentar o rendimento da companhia.

Firme parcerias

Quando possível, estabeleça parcerias com universidades e outras instituições de ensino, incentivando seus funcionários nos estudos. Como já mencionado no item anterior, investir no ensino de seus colaboradores garante profissionais mais bem qualificados ao empregador.

Aposte na equipe

Por que abrir uma nova vaga quando o profissional que você procura pode estar bem na sua frente? Muitas vezes, vale mais a pena investir em um profissional que já está em sua equipe. Promover a carreira destes colaboradores ao invés de abrir novas vagas é uma forma de valorizar o trabalho do seu time.