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Como planejar uma empresa e crescer de forma organizada
Entendo que estes serviços poderiam trazer um retorno bem maior se não fossem aplicados de forma isolada um do outro como geralmente ocorre.
Existem no mercado muitas consultorias ou serviços especializados em determinadas necessidades que as empresas apresentam: contabilidade, gestão financeira, marketing, marketing digital, tecnologia, etc.
As vezes são necessários serviços mais específicos ainda como segurança de redes, campanhas de marketing para facebook ou google adwords, criação de sites, entre outros micro nichos de necessidades ainda mais específicas ainda.
Entendo que estes serviços poderiam trazer um retorno bem maior se não fossem aplicados de forma isolada um do outro como geralmente ocorre.
Falta uma relação entre eles, sendo que cada prestador de serviço faz a sua parte, encerra ali e não consegue ver e tão pouco expor ao empresário o quanto ele pode obter de vantagens ao integrar este serviço junto as outras áreas da empresa.
o empreendedorismo no Brasil ainda está incipiente em alguns aspectos de gestão e administração de negócios, eu diria até que a gestão ou é muito acadêmica ou muito baseada na percepção prática do empresário, ficando um vácuo, uma lacuna, entre as duas formas de gestão.
E é neste espaço que entra o Planejamento Empresarial para: organizar, planejar e criar estratégias, gerando assim um Plano de Crescimento.
Um Plano de Crescimento funciona assim: envolve a empresa como um todo, de forma global e sistêmica, obedecendo a ordem: organizar + planejar + criar estratégias para alcançar os objetivos definidos na etapa do planejamento.
Mas dentro disto deve-se evitar o rompimento com a cultura da empresa, claro que ao obter novas informações, novas ideias e conforme elas são assimiladas a cultura atual sofrerá mudanças, mas não deve ser nada brusco e traumático que possa comprometer as operações futuras, tão pouco as atuais, mas sim como resultado de uma evolução.
Se existe um Plano de Crescimento estabelecido as mudanças bruscas e traumáticas não ocorrerão.
A mudança será natural e fruto do conhecimento apresentado através de pesquisas, análises de mercado (clientes, fornecedores, concorrentes), análises de tendência e de comportamento, estudos sobre análise e planejamento financeiro, assim como do uso da Inteligência de Mercado.
Independente da área do conhecimento utilizada em benefício da sua empresa sempre exija a apresentação de informações relevantes.
Mas para obter o máximo de resultados com as informações obtidas é necessário primeiro estar com a empresa organizada, pois isto permite preparar a empresa para desenvolver um planejamento estratégico ou reestruturação sem grandes gastos, demissões ou investimentos exorbitantes.
Organizar antes de planejar é priorididade em qualquer empresa que deseja vida longa nos negócios.
Vamos a um exemplo: Uma determinada empresa contrata uma outra para desenvolver um Plano de Marketing visando colocar no mercado um novo produto. Sendo esta empresa especializada em Plano de Marketing, muitas necessidades ficarão para trás sem serem analisadas: os próprios custos internos, verificar se a mão de obra está qualificada ou não para esta nova exigência, ou ainda sem analisar o fôlego do seu caixa para o processo inicial de um novo produto que requer investimentos maiores nos primeiros momentos até alcançar um nome e estabilidade no mercado.
Ao contratar um serviço especializado em unicamente colocar novos produtos no mercado, a empresa terá que se preocupar com todo o restante: analisar os custos internos, analisar a mão de obra, analisar e projetar o fluxo de caixa, dentre outras necessidades que surgirão. No mínimo terá que contratar mais dois serviços paralelos para lançar este produto, dentro da realidada Brasileira isto inviabiliza um novo investimento.
É o típico serviço voltado apenas para vendas, sem olhar a empresa como um todo, e até funciona por tempo mas não evolui.
Mas se a empresa já tem um plano de crescimento organizado, tudo isto muda, pois ela terá o controle sobre todas estas informações, podendo tomar decisões de forma ágil, fechando negócios de forma mais rápida e obtendo assim melhores resultados.
Quando criei o meu escritório a minha maior preocupação sempre foi esta, ser diferente, trabalhar com informação e conhecimento, sempre adequado aquilo que o mercado realmente necessita, ser um escritório com capacidade de resolver problemas, não importando qual seja.
E para alcançar nosso objetivo é que tratamos cada cliente como um projeto. Preparamos assim as empresas não para superar apenas um problema, mas sim para ter destaque no mercado, para evoluir.
Essa é agrande vantagem de trabalhar com conhecimento, com informações e estudos, podemos nos adequar a cada necessidade, a cada projeto.