Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 1107, Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • (21) 2004-2204
  • (21) 2004-2205
  • (21) 3174-6962

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Contabilidade e análise custo no mundo globalizado

A CONTABILIDADE é uma ciência, pois tem princípios e legislação, que utiliza o recurso tecnológico para melhor controle do Patrimônio

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“As inovações tecnológicas e as CRISES, afetam profundamente a gestão da Contabilidade e Análise de Custos nas empresas, e exigem maior capacitação e qualificação dos profissionais.” (Elenito Elias da Costa).

Introdução

É verossímil que o Mundo Globalizado, as inovações tecnológicas derivadas de uma inteligência artificial, GPT-3, velocidade 5G/6G, dados e informações nas nuvens, criptomoedas, sistema de controle de informações financeiras, legislação (LGPD), transparência, controle interno, PDCA, análise SWOT, e demais recursos, possibilitam a elaboração das Demonstrações Contábeis e Financeiras, facilmente auditáveis e aferidas, assim como a análise de custos e despesas precisam receber maior transparência, considerando inclusive o ônus do tempo de sua ocorrência, observando com seriedade a robotização, nanotecnologia, automação e adequação, face aos avanços da tecnologia.

A CONTABILIDADE é uma ciência, pois tem princípios e legislação, que utiliza o recurso tecnológico para melhor controle do Patrimônio, utilizando a transparência e controle interno de seus fatos.

A ANÁLISE DE CUSTOS E DESPESAS representa um recurso tecnológico utilizado pela gestão empresarial para racionalização dos CUSTOS e DESPESAS, buscando a maximização dos resultados, através do exímio controle dos processos.

PROFISSIONAL

Todas as profissões foram afetadas pela inovação tecnológica através da inteligência artificial, imagine com a velocidade 5G/6G, e a robotização, automação e nanotecnologia, se ainda pensarmos na evolução do algoritmo, lógica Fuzzy, machine learning, deep learning, rede neural, data mining, dados e informações in the cloud, afetaram gravemente todas as profissões, quer tenha graduação, mestrado ou mesmo doutorado.

Aprender o Python, Orange, Java, GPT-3, para que tenhamos uma interação maior com a Inteligência Artificial, e uma possível computação quântica, se torna essencial para o êxito das atividades laborais, mas que ainda é muito ignorado pelos profissionais.

Lembro que o futuro exige dedicação, estudo, conhecimento, e visão, para que possamos sobreviver a esse novo mundo, e está é uma verdade inquestionável.

No tocante ao profissional de CONTABILIDADE, profissional que vivencia as inovações tecnológicas na sua essência, e compartilha obrigatoriamente com todos os sistemas, no aspecto fiscal, trabalhista, pessoal, social, ambiental, financeiro, contábil, e demais inovações.

O SPED-Fiscal, E-Social e SPED-Contábil, as demais obrigações tributárias, fiscais, sociais, trabalhistas, pessoal, social e demais, comprovam a influencia das inovações tecnológicas, e tende a evoluir ainda mais.

O grande problema é que os órgãos representativos, academia, universidade, faculdades precisam de maior interação com a tecnologia, pois precisam de maior investimento e valorização dos professores, principalmente aqueles que labutam na contabilidade, pesquisam, escrevem artigo e livros editados e publicados, e são palestrantes.

Ressalto que com a inteligência artificial, velocidade 5G/6G, computação quântica, a contabilidade demonstra mais transparência, controle interno, e com as informações e dados in the cloud, possibilitam mais veracidade das Demonstrações Contábeis e Financeiras, exigindo maior performance profissional de contadores, analistas, controllers, auditores, peritos, assessores, e consultores e demais, inclusive a necessidade de conhecer programação e outros idiomas.

O PDCA, a análise SWOT, e estabelecer um cronograma de atividade são recomendáveis para todas as atividades laborais.

Todos os profissionais, inclusive os que vivenciam Gestão Empresarial, Administração, Contabilidade, e os demais, precisam se capacitar e qualificar para esse novo mundo.

ANÁLISE DE CUSTOS

Os profissionais que trabalham com CUSTOS E DESPESAS, além de conhecer novos métodos, precisam conhecer essencialmente as inovações tecnológicas.

Conhecer a robotização, a automação, a nanotecnologia, a logística de tempos e movimentos de materiais, buscar a qualidade, menor custos e despesas, entender que sua concorrência é mundial, esse controle de custos e despesas, é essencial para o crescimento e desenvolvimento com qualidade os produtos.

O uso da matemática e da estatística, associado á inovação tecnológica, programação, dão uma resposta bastante positiva, se nos espelharmos nas grandes empresas podemos visualizar essas diferenças.

Devemos entender que a origem do LUCRO está diretamente ligado a um exímio controle de custos e despesas, possibilitando maior veracidade dos fatos e um ROI (Retorno Operacional de Investimento) mais cristalino, sustentável e consistente.

Acredito que o dia em que o Gestor Público focar na aplicação racional do controle de CUSTOS E DESPESAS, deverá afetar positivamente a contabilidade pública e provavelmente concederá a sociedade maior satisfação e retorno positivo dos recursos publicados aplicados.

O sistema de controle de CUSTO e DESPESAS possibilita maior interação com as inovações tecnológicas, e essa influencia tende a crescer ainda mais, é inegável tamanha influencia.

EMPRESAS

Todas as empresas de qualquer forma e tamanho precisam aferir seus fatos e mensurar suas modificações que podem afetar o Patrimônio e os resultados são apresentados com princípios, legalidade e controle.

Sabemos que devemos nos capacitar e se qualificar muito mais e que os investimentos em educação são pífios, mas diante dessa necessidade, devemos tirar “leite de pedra”.

A crise financeira global, o Graet Reset, são incógnitas que precisam ser estudadas, caso se realize, pois sabemos que afetarão sensivelmente os países e principalmente a população, mas sabemos o que devemos fazer.

Dessa pandemia para frente toda sociedade deverá passar por momentos difíceis, e muitos ficarão pelo caminho, mas poucos hão de continuar.

A mensuração de quantidades, desperdícios, customização, de cada material direto ou indiretamente empregado no processo produtivo, podem possibilitar uma grande diferença na precificação.

Diversas empresas não tem controle, e estão sob RISCO na Pandemia e após a Pandemia, agora, imagine após a GRAET RESET.

CONCLUSÃO

Acredito que as inovações tecnológicas concederão a Contabilidade e a Análise de Custos, um Up qualitativo de grande relevância.

Só falta o profissional buscar a qualidade e filtrar o conhecimento necessário para que possamos se adequar a inteligência artificial.

Especificamente o Brasil, não está preparado para a inteligência artificial, muito menos para o GRAET RESET, e muitos precisarão de programas emergenciais e assistencialistas, o grande problema é o Governo não ter essa condição.

Lamento, mas a sociedade receberá um grande choque, e poucos hão de sobreviver, por motivos óbvios.

Sugiro leitura do livro O IDIOTA, OS DEMONIOS, INFERNO, O INFERNO, O PRINCIPE, DISCURSO DO METODO, e ASSIM FALOU ZARATRUSTRA, O CAPITAL, O CAPITAL DO SÉCULO XXI, A IDEOLOGIA DO CAPITAL, e por último A BÍBLIA SAGRADA, não citei os autores de propósito, para que procurem fazer um download no sistema, entendam que o brasileiro passa por todos esses livros em sua vida real.

O próximo e próspero Governo do Brasil deverá precisar de profissionais antenados com o mundo globalizado, mesmo sabendo das fraquezas existentes, mas devemos superar essas pedras.

Peço desculpas ao leitor, mas o futuro que nos espera é bastante complicado, diante da fragilidade da sociedade.

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, um contador, auditor, assessor, analista, pesquisador, professor, escritor e palestrante, mas somente um simples ser humano annunaky.