Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 1107, Centro - Rio de Janeiro/RJ
  • (21) 2004-2204
  • (21) 2004-2205
  • (21) 3174-6962

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Especialistas apontam aumento da carga tributária para empresas, com mudanças no Imposto de Renda

Para consultores da AiTAX, organizações devem se preparar desde já para as novas regras, pois a perspectiva é a de que passem a valer a partir do ano que vem.

Autor: Liliane ScarattiFonte: A Autora

O projeto de lei 2337/2021, que altera as regras do Imposto de Renda (IR), faz aumentar em até nove pontos percentuais a carga tributária efetiva. A avaliação é da equipe de especialistas da AiTAX – empresa de consultoria e planejamento tributário, conhecida por implementar robotização e inteligência artificial - integrante do grupo ROIT BANK. O projeto tramita na Câmara dos Deputados e deve entrar em pauta em agosto, na volta do recesso parlamentar.

De acordo com análise feita pelos consultores Caroline Souza e Ricardo de Holanda Janesch, respectivamente CEO e HEAD de consultoria da AiTAX, a tributação de 20% sobre o pagamento de lucros e dividendos a acionistas, medida prevista no projeto, não será compensada pela redução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), conforme discurso do governo.

O texto original do projeto reduzia a alíquota geral do IRPJ de 15% para 12,5%, em 2022, e para 10%, a partir de 2023. Para lucros acima de R$ 20 mil por mês, será mantida a alíquota adicional de 10%. Nos cálculos feitos pela equipe, levando em conta a distribuição de lucros e dividendos, mais as futuras alíquotas de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, tem-se um aumento de 34% para 43% na carga tributária, em média. “Isso considerando apenas IR e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido [CSLL]”, assinalam os especialistas.

O relator do PL 2337/2021, deputado federal Celso Sabino (PSDB/PA), apresentou um substitutivo, modificando essa compensação. O deputado propõe que a alíquota seja diminuída dos atuais 15% para 5% no primeiro ano e para 2,5% em 2023. Mesmo com esta previsão de mudança no texto do projeto, ainda haverá incremento na carga tributária das empresas.

“Nesse caso, o impacto da carga tributária aumentaria dos atuais 34% para 37%. É, sem dúvida, um aumento bem menor do que o provocado pelo texto original. No entanto, há um aumento, ou seja, não há, na prática, uma compensação da taxação da distribuição de lucros e dividendos pela diminuição da alíquota geral do IRPJ”, sublinham os especialistas.

Por outro lado, o projeto em tramitação (no substitutivo feito pelo relator) traz aspectos considerados positivos pela equipe da AiTAX. Entre eles, as regras para utilização de créditos tributários na apuração trimestral (extingue-se a anual) do Imposto de Renda das empresas inseridas no regime Lucro Real, e principalmente, a garantia de compensação dos prejuízos fiscais (contabilizados por trimestre), que poderão ser integralmente compensados nos três trimestres subsequentes.

Na avaliação da equipe da AiTAX, a conjuntura política aponta para a apreciação do projeto pelo Congresso (Câmara e Senado) no segundo semestre deste ano, a fim de que haja aprovação e sanção do presidente da República em tempo hábil para que as novas regras passem a valer já em 2022. Assim, ressaltam os consultores, as empresas devem se preparar desde já.

Nesse sentido, a recomendação é a de investir em análise da realidade financeira e tributária da empresa, bem como na elaboração de um planejamento tributário. As soluções em tecnologia da informação – robôs fiscais, automação de processos e recursos de inteligência artificial – combinadas com a expertise dos consultores tributários é fator decisivo para traçar um cenário com precisão e velocidade. “A reforma tributária está na pauta, e as empresas que se prepararem e se planejarem sairão na frente”.