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Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Teste sua habilidade para motivar a equipe

Na realidade, nenhuma pessoa motiva outra pessoa

Autor: Ernesto BergFonte: O Autor

Na realidade, nenhuma pessoa motiva outra pessoa. O que você pode fazer é fornecer instrumentos e condições para que alguém se motive, e essa pessoa passa, então, a agir de forma motivada na busca de metas e objetivos que, para ela, tenham significa-do. O resultado reflete-se no desempenho do colaborador em forma de maior produtivi- dade, contentamento, interesse, comprometimento, coleguismo e espírito de equipe.

S = SIM N = NÃO + - = MAIS OU MENOS

  1. Você sente orgulho do trabalho que faz? S N + -
  2. Você sabe administrar satisfatoriamente eventuais conflitos da equipe? S N + -
  3. Em meio às dificuldades no trabalho, você frequentemente perde a

calma ou se irrita? S N + -

  1. No decorrer de um projeto você tem o hábito de fazer perguntas desa-

fiadoras para sua equipe? S N + -

  1. Você algumas vezes sente os seus liderados meio apáticos, conformados

ou tensos? S N + -

  1. Para você, as realizações da sua equipe são tão importantes quanto

suas realizações pessoais? S N + -

  1. No seu entender, a atitude do gestor para com seus subordinados é um

dos fatores que mais pode influir na produtividade deles? S N + -

  1. No setor que você comanda, as pessoas precisam frequentemente ser

empurradas ou pressionadas para que o serviço aconteça? S N + -

  1. Você estimula os seus liderados a fixarem metas pessoais para o desen-

volvimento e ascensão deles? S N + -

  1. Você estimula e propicia todas as condições para que seus subordi-

nados trabalhem o máximo possível em equipe? S N + -

  1. Você treina regularmente todos os membros de sua equipe para que

eles desenvolvam suas aptidões? S N + -

  1. Você tem o hábito de interromper os subordinados quando eles estão

falando com você? S N + -

  1. Quando você comete um erro, você assume o erro diante da equipe? S N + -
  2. Você tem o hábito de injetar ânimo no seu pessoal, independente de as

circunstâncias serem boas ou más? S N + -

  1. Você mantém o seu pessoal informado a respeito de tudo que lhes diz

respeito (isto é, pratica o jogo aberto)? S N + -

  1. Você dá feedback regularmente (semanal, quinzenal ou mensalmente)

sobre o trabalho que o liderado está desenvolvendo, fazendo-o saber se o

serviço está indo bem ou mal? S N + -

SUA AVALIAÇÃO

Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes questões: 1, 2, 4, 6, 7

9, 10, 11, 13, 14, 15, 16

Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes questões: 3, 5, 8, 12

Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS.

TOTAL DE PONTOS__________

De 14 a 16 pontos. Parabéns. Você sabe como motivar sua equipe. Continue assim.

De 11 a 13,5 pontos. Na condição de chefe você é um bom motivador de pessoas, mas pode melhorar em alguns pontos. Veja as questões onde você não pontuou.

Abaixo de 11 pontos. Você não consegue motivar sua equipe do jeito que gostaria. Seu pessoal pode estar desmotivado e, quem sabe, você mesmo esteja também desmotivado, o que pode influir no desempenho deles. Veja as questões onde você não pontuou.

PARA SUA REFLEXÃO

Ao deixar o local de trabalho, certifique-se de que o ambiente esteja melhor do que quando você veio pela manhã. Pergunte-se: Ajudei a melhorar o desempenho do pessoal? Ajudei a evitar discórdias e mal-entendidos? Tratei as pessoas com respeito? O pessoal está motivado, interessado, confiante?, Ajudei a melhorar a cooperação e o coleguismo em meu departamento?. Se as respostas a essas perguntas forem sim, então, sem sombra de dúvida, você está colaborando decididamente para que cada dia seja melhor do que o anterior, e sua contribuição para a harmonia e a produtividade da equipe tem sido decisiva.

Texto extraído e condensado do livro “Liderança Para Quem Tem Pressa – Seu Guia de Consulta Rápida”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para adquiri-lo clique aqui.

Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 21 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Curitiba e Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.