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Feedback a serviço do seu SUCESSO! Parte 02
Você leu meu último artigo sobre feedback?
Você leu meu último artigo sobre feedback? Caso não tenha lido, clique neste link e leia a parte 01. Hoje vamos continuar a 2ª. parte do artigo...
Conforme falamos no artigo anterior sobre este tema, o feedback muitas vezes tem uma conotação negativa. E sabe por quê? Porque falta PLANEJAMENTO para dar este feedback.
Quando você for dar um feedback para alguém, seja porque faz parte da sua função ou seja para resolver alguma questão de seu relacionamento pessoal, afetivo, é fundamental que você PLANEJE. Planejar um feedback significa num primeiro momento organizar horário e local apropriado para o mesmo. Parece meio burocrático demais, não é?
Pode ser que sim, só que dessa forma ele funciona. Tem coisas que são muito importantes em nossa vida, e por isso precisamos de planejamento, e planejamento significa pensar, analisar, pensar de novo, voltar atrás, analisar sobre diversos aspectos, estudar, ouvir outras pessoas, enfim, planejar é exigente. Requer tempo e dedicação. Só que nos traz muitos bons resultados. E é esse o nosso objetivo.
Planejar um feedback, significa ter conhecimento de pelo menos um pouco da personalidade da pessoa que vai receber o feedback. Se pergunte: Essa pessoa é calma ou é mais nervosa? É uma pessoa tímida ou extrovertida? Essa pessoa costuma criticar os outros? Costuma reconhecer seus erros? Essa pessoa estava ciente daquilo que deveria ter sido feito e de repente não fez? Tinha as habilidades necessárias para ter feito certo, caso o feedback seja para falar de alguma falha?
Respondendo essas perguntas, você já terá uma prévia de como poderá iniciar essa conversa. O feedback não pode ser igual para todos, utilizando as mesmas palavras, o mesmo jeito. Ele tem a mesma estrutura, mas não a mesma abordagem, pois as pessoas são diferentes e você como sendo aquele(a) que vai fornecer o feedback precisa ter isso bem claro em sua mente.
Por ex: Uma pessoa tímida, após receber um feedback, pode se sentir abalada ou ter sua auto estima fragilizada em uma grau maior, do que alguém mais extrovertido. Alguém recém contratado na empresa e que talvez nunca tenha feito uso do feedback, pode se sentir invadido ou não ter coragem de expor sua opinião e sua visão sobre o que está sendo falado. Por isso essas perguntas prévias são importantes.
Então vamos começar. Neste artigo falaremos sobre o primeiro passo de um feedback: IDENTIFIQUE OS PONTOS POSITIVOS
Primeiramente, já no inicio da conversa de feedback, devemos relacionar os pontos fortes dessa pessoa. Suas qualidades, seus resultados positivos. Isso faz com que a pessoa perceba aquilo que ela tem de melhor.
Você pode dizer: Fulano, o seu comprometimento com as atividades que você exerce, é para mim (nós) motivo de muito orgulho de tê-lo(la) em nossa equipe; A sua pontualidade, sua discrição... (aqui você vai relatar 2 ou 3 qualidades da pessoa).
Pode-se falar também dos resultados que ela obteve no período: “ Primeiramente quero te dar os parabéns pela finalização de 85% dos seus projetos dentro do prazo nos últimos 6 meses. Seu esforço e dedicação foram visíveis”.
Se for falar sobre relacionamento pessoal, poderá começar assim: “Eu gosto tanto de você e fico muito feliz quando a gente sai junto para passear; quando você chega cedo em casa; quando você me avisa aonde está; gosto quando fazemos planos para nosso futuro...”. Essas são algumas formas positivas de se começar um feedback.
Ah sim, e não vale falar que não existe nada de positivo e de bom para começar a conversa. Para isso que serve o planejamento. As vezes estamos tão mergulhados no problema, que não conseguimos enxergar nada de bom que a pessoa tenha feito ou alguma característica positiva dela. O planejamento prévio serve para isso. E se você se dispor a planejar, garanto que vai encontrar algo bom para este inicio de conversa.
Hoje paramos por aqui e te deixo uma sugestão. Escolha alguém do seu trabalho ou do seu relacionamento pessoal em que você quer exercitar dar um FEEDBACK ASSERTIVO. Pegue uma folha, caneta e escreva para quem será este feedback, a data de hoje, e relacione de 3 a 5 pontos positivos desta pessoa (algo de sua personalidade ou algo que ela fez e que gerou bons resultados).
Caso tenha dúvidas, escreva aqui embaixo nos comentários, que terei grande satisfação em te ajudar.
Nos próximos dias vou postar a 3ª. parte deste artigo para continuarmos esse exercício. Vamos juntos! Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem!